Se você já escutou alguém perguntando “Qual é a função do Esqueleto?” e você ou outra pessoal ter respondido “Invadir o castelo de Grayskull” eu lhe dou meus parabéns. Pois quer dizer que você já viu, ou ouviu falar, da história ou dos personagens da série: He-Man e os Mestres do Universo! He-Man foi um marco na infância e na história de muitas pessoas (inclusive essa que voz escreve) na década de 80 e que rende lembranças e piadas até os dias de hoje, procurem pelo video “Esqueleto no Show do Milhão 3.0″ no Youtube ou a página do Facebook “Concelhos do He-man” que remete de forma ainda mais engraçada sobre os conselhos que He-Man e seus amigos davam as crianças no final de cada episódio. E é sobre um pouco deste universo, sobre esta criação, que eu vou falar e dividir com vocês agora:
O desenho animado do He-Man (He-Man e os Defensores do Universo) foi baseado na linha de brinquedos criados pela Mattel, e teve duas temporadas com 130 episódios (entre 1983 e 1985) produzida pela Filmation Studios que utilizava a técnica de rotoscópio, assim como outros desenhos da Filmation (por exemplo, She-Ra: A princesa do poder, que era irmã gêmea do He-Man e teve 93 episódios em duas temporadas), em que os movimentos dos personagens eram desenhados sobre filmagens de atores reais. Todos os bonecos da linha, vinham acompanhadas com uma história em quadrinhos para o entendimento maior da história pelo público infantil. Sendo que nas HQs, o He-Man já saiu em uma porrada federal com ninguém menos do que o próprio Superman, onde o kryptoniano era transportado para Etérnia e era dominado por Esqueleto, e enfrentava He-Man. A DC Comics lançou este mês nas bancas um crossover entre a Liga da Justiça (agora dos Novos 52) VS He-Man e os Mestres do Universo, que aguardo ansiosamente.
Antes de nos aprofundarmos mais sobre a série animada, alguns fatos: A ideia do personagem He-Man, veio da tentativa da Mattel de criar uma linha de brinquedos baseados no filme (estrelado pelo brucutu Arnold Schwarzenegger) Conan: O Bárbaro. O que se mostrou uma tarefa impossível, devido ao nível extremo de violência considerado inapropriado para o público infantil. Dali chegaram a um conceito mais ameno da ideia, e assim nasceu toda a trama sobre um planeta que misturava uma era medieval com tecnologias avançadas chamado: Eterna. Onde o Rei Randor combatia o vilão chamado Esqueleto que tinha um único propósito que era invadir o castelo de Grayskull e ter domínio da magia necessária para comandar o universo (A origem de Esqueleto só é revelada perto do final da série: ele era Keldor, irmão do rei Randor, portanto tio de He-Man.), só não podia contar que a guardiã do castelo de Grayskull chamada Feiticeira entregasse uma espada de poder para o filho do Rei Randor Adam, que ao levantar a espada e dizer “Pelos poderes de Grayskull… Eu tenho a força!”, Adam tornaria-se He-Man, um poderoso bárbaro musculoso de pele bronzeada, com pouca roupa e com o símbolo do Vasco da Gama no peito (sacanagem pessoal,mas lembrava bastante) lhe dando assim plenos poderes para defender Grayskull e Etérnia de todas as forças do mal.
Apesar dos personagens citados, sendo que o meu personagem favorito era o Esqueleto (poxa o cara era forte pra “cacildis” e tinha um rosto de caveira. Como não gostar?), havia outros milhares de personagens na história:
• Pacato / Gato Guerreiro (Cringer / Battle Cat): Bichinho de estimação de Adam, mencionado por ele como “seu melhor amigo”. É um tigre verde muito medroso. Ao ser tocado pelo poder da espada de He-Man, ele se transforma no Gato Guerreiro, ficando maior e muito mais corajoso.
• Teela: Filha biológica da Feiticeira. Foi criada desde bebê por Mentor, que prometeu à Feiticeira nunca revelar a Teela quem é sua mãe, para protegê-la dos inimigos da Feiticeira. Teela é a capitã da guarda do Rei Randor. E também é a responsável pelo treinamento de Adam, que sempre a decepciona por passar uma imagem preguiçosa e desinteressada em relação aos seus deveres. Mas, ao mesmo tempo, ela demonstra certo interesse romântico tanto por Adam quanto por He-Man, sem saber que eles são a mesma pessoa.
• Mentor/ Duncan (Man-At-Arms): Cientista do Rei Randor. É muito sábio e ajuda todos os outros heróis da história sempre que pode com suas invenções. É um dos poucos personagens que sabem que Adam é He-Man.
• Gorpo (Orko): Bobo da corte do Rei Randor. Em Trolla, seu planeta natal, é um grande mago. Mas em Etérnia, seus poderes funcionam invertidos, o que faz com que suas magias geralmente resultem em confusões e situações cômicas. Gorpo também sabe que Adam é He-Man.
• Rainha Marlena: Marlena é da Terra, onde trabalhava como astronauta. E quando ela caiu acidentalmente em Etérnia, conheceu Randor, com quem se casou e teve Adam e Adora. Algumas passagens do seriado dão a entender que Marlena sabe que Adam é He-Man.
• Aríete (Ram Man): Amigo de He-Man. Aríete parece ser uma espécie de cyborg, pois tem molas no lugar das pernas e uma grande parte de sua cabeça e seus ombros parecem feitos de metal.
• Stratos: Rei dos homens-pássaros, uma espécie de humanoides voadores aliada de He-Man.
• Multi-Faces (Man-E-Faces): Cyborg que pode mudar de cara, adquirindo poderes diferentes a cada mudança.
• Mekaneck: Cyborgo com um pescoço mecânico. Pode levantar sua cabeça até a altura que quiser.
• Abelhão (Buzz-Off): Rei do povo-abelha, outra raça humanoide aliada de He-Man.
• Fisto: Antigo vilão que aterrorizava uma floresta. Regenerou-se e se aliou a He-Man. Usa uma espécie de luva mecânica gigantesca em sua mão direita.
• Granamyr: Dragão mais velho de Etérnia. Granamyr é um grande sábio e um dos magos mais poderosos do planeta. Ele tem um grande preconceito contra os humanos e só pede a ajuda deles ou interfere na vida deles em último caso. Isso se deve ao fato de ele ter vivido na época de uma grande guerra entre as duas espécies, há muitos milênios atrás, desde quando os dragões e os humanos de Etérnia não se dão. A princípio, He-Man parece ser o único humano por quem Granamyr tem uma certa consideração.
• Zodac: Sábio imortal que, de vez em quando, visita a Feiticeira no Castelo de Grayskull para falar sobre os destinos do Universo. Ele procura não interferir diretamente em nada na vida dos humanos nem de nenhuma outra espécie. Zodac também sabe que Adam é He-Man.
• Maligna (Evil-Lyn): A única súdita feminina de Esqueleto. Ela é uma bruxa muito poderosa, mas seu poder nunca consegue fazer frente ao de Esqueleto. Entretanto, seus colegas da Montanha da Serpente parecem ter bastante medo dela e sempre se submetem às suas ordens. Maligna já tentou várias vezes passar a perna em Esqueleto e se apoderar de Etérnia sozinha, mas nunca conseguiu.
• Mandíbula (Trap Jaw): Cyborg que serve frequentemente a Esqueleto. No lugar do braço direito, ele tem uma espécie de prótese onde encaixa várias armas diferentes. Mas foram poucas às vezes em que ele deu trabalho de fato a He-Man.
• Homem-Fera (Beast Man): Bobo da corte de Esqueleto. É frequentemente humilhado por seu mestre, até porque é sem dúvida o vilão mais atrapalhado e mais burro da quadrilha de Esqueleto. O Homem-Fera tem o poder de hipnotizar os animais e fazer com que sirvam a ele, Mas nunca consegue muita coisa com isso.
• Aquático (Mer-Man): Homem-peixe da quadrilha de Esqueleto. Às vezes ele aparece junto com um povo humanoide com a mesma aparência dele, só que mais frágil, e que serve a ele (o que dá a entender que ele é um tipo de macho-alfa dessa espécie). Ele é invencível quando se encontra na água, a não ser para o próprio He-Man.
• Kobra Khan: Renegado de uma espécie de cobras humanoides de Etérnia. Ele se une a Esqueleto, passando a servi-lo.
• Triclope (Tri-Klops): Guerreiro da quadrilha de Esqueleto. Ele usa uma espécie de capacete com três olhos diferentes que lhe proporciona tipos diferentes de visão, dependendo de qual olho do capacete ele acione.
• Webstor: Homem-aranha da quadrilha de Esqueleto. Usa uma espécie de mochila nas costas onde ele guarda uma corda que pode esticar ou retrair.
• Spike (Spikor): Cyborg da quadrilha de Esqueleto. Tem o corpo coberto de espinhos de metal, mas é quase tão burro quanto o Homem-Fera.
• Modulok: A princípio, era um cientista humano que foi preso por ter cometido crimes. Mas se submeteu a uma experiência mutante que o transformou num monstro vermelho com três pernas. Lutou sozinho contra He-Man algumas vezes e depois se aliou a Esqueleto. Mais tarde, deixou a quadrilha de Esqueleto e foi se aliar a Hordak.
• Multi-Garras (Clawful): Uma criatura que parece uma mistura de homem, lagarto e caranguejo. Serve a Esqueleto.
• Lagartauro (Whiplash): Homem-lagarto que serve a Esqueleto. Sua residência oficial é uma caverna onde vivem vários demônios subterrâneos.
• Mal em Dobro (Two-Bad): Criatura com duas cabeças que serve a Esqueleto.
• Iceman: Apareceu em apenas um episódio servindo ao Esqueleto; é o capanga que controla o gelo.
• Semente do Mal (Evilseed): Homem-planta que tentou conquistar Etérnia com um ataque de trepadeiras gigantescas e ferozes que cresciam de forma impressionante. Atacou tanto He-Man quanto Esqueleto. E para derrotá-lo, os dois tiveram que se unir. Aparentemente, Semente do Mal morreu ao ser atingido por uma tempestade de neve provocada pela combinação dos poderes de He-Man, Esqueleto, a Feiticeira e Gorpo.
O desenho foi apresentado em inúmeros canais em vários programas de Tv, mas o que guardo na mente e no coração, foi de te-lo assistido nos programas Balão Mágico, Xou da Xuxa TV Colosso e Angelmix com grande sucesso na Rede Globo. Ele também teve canções feitas pelo grupo “Trem da Alegria” que gravou o sucesso He-Man e pela Xuxa que gravou a música She-Ra, em que no refrão pede: “Por Grayskull She-Ra, me apresenta pro He-Man, teu irmãozinho é uma gracinha e eu sou todinha do bem!”. A canção do Trem da Alegria era muito divertida realmente, mas quanto a da Xuxa, pela letra vocês viram que às vezes não era fácil ser criança naquela época.
A dublagem brasileira do desenho, foi feita nos estúdios da Herbert Richers por um time de dubladores de dar inveja para qualquer um e com alguns fatos curiosos:
• He-Man / Príncipe Adam – Garcia Júnior (Conhecido por dublar personagens como Magayver, Arnold Schwarzenegger em praticamente todos os seus filmes , e o que pouca gente sabe, o próprio Pica-Pau quando criança.)
• Mentor – Marcos Miranda
• Gorpo – Mário Jorge
• Pacato / Gato Guerreiro – Orlando Drummond (Que entre outros, dublou Scooby-Doo, Alf, Popeye, Vingador, além de ter interpretado durante anos o personagem Seu Peru na Escolinha do Professor Raimundo.)
• Teela – Vera Miranda
• Feiticeira (Zoar) – Ilka Pinheiro
• Rei Randor – José Santa Cruz
• Rainha Malena – Sônia Ferreira
• Aríate – Paulo Flores
• Stratos – Roberto Macedo
• Zodac – Carlos Marques
• Melacta – Darcy Pedrosa (1ª voz)
• Computador de bordo do Tanque de Ataque – Amaury Costa
• Abelhão – Cleonir dos Santos
• Granamyr e Multi-Faces – Sílvio Navas (Conhecido também por ter feito a voz de Dath Vadder na 1ª dublagem de Star Wars, e principalmente por fazer a voz do Mun-Rá do desenho dos Thundercats.)
• Esqueleto – Isaac Bardavid (Conhecido também pela sua impecavel dublagem do personagem Wolverine nos filmes e na série clássica dos X-Men.)
• Homem-Fera – Garcia Neto (Que era também o narrador do desenho do Pica Pau, além de ser pai de Garcia Jr, o dublador de He-Man.)
• Maligna – Ângela Bonatti
• Aquático – Júlio César
• Mandíbula – Arnaldo Cazella e José Santanna
• Multi-Garras – Older Cazarré (1ª voz) e Francisco José (2ª voz)
• Triclops – Flávio Colatrello Júnior
• Cobra Khan – Francisco José
• Webstor – Orlando Prado
• Spike – Orlando Prado e Ionei Silva
• Semente do Mal – Dario Lourenço
• Personagens secundários – André Filho, André Luiz Chapéu, Antônio Patiño, Dario Lourenço, Fátima Mourão, Francisco Turelli, Glória Ladany, Ionei Silva, Mônica Rossi, Nelson Batista, Older Cazarré, Orlando Prado, Sílvio Navas e vários outros. Obs.: dubladores de personagens principais – tais como Arnaldo Cazella, Cleonir dos Santos, Darcy Pedrosa, Garcia Neto, Francisco José e Sônia Ferreira – também emprestaram suas vozes a determinados personagens secundários que apareceram uma ou duas vezes em diferentes episódios.
Quanto a outras adaptações eu posso dizer que: A série original foi seguida pela série de 1990, chamada de As Novas Aventuras de He-Man, na qual He-Man era transportado para o futuro, para um planeta chamado Primus. Esta série, apesar de 65 episódios, não fez sucesso como a original, e foi exibida nos EUA entre setembro a dezembro de 1990.Em 2002, uma nova série, exibida no canal Cartoon Network, retomou os conceitos da série original, mas numa abordagem mais séria. He-Man também foi adaptado para vários jogos de video-games entre diveras plataformas em especial. Agora quanto ao filme 1987 “Mestres do Universo” estrelado por Dolphen Lundgren no papel de He-Man, eu só tenho duas coisas a dizer: Quando eu era criança que vi este filme e eu já o achei uma merda sem igual (e quando eu digo merda é com um M gigante) naquela época avaliem agora, e segundo é que eu dou os meus parabéns ao Sylvester Stallone por não ter aceitado esse papel (sim, ofereceram a ele também) provando que ele é inteligente pacas!
É inegável que He-Man e a sua turma tiveram muita importância na década de 80 e 90 em especial para o mundo da cultura pop, e mesmo se estendendo até os dias de hoje e depois de ser adaptado para uma infinidade de mídias diferentes, seus personagens e história continuam vivos em nossas mentes e corações tanto dos que viveram aquela época (graças a Deus eu estava lá) quanto para a nova geração que foi ou será apresentada a este pequeno tesouro de nossas infâncias. Só faltou a imagem do He-Man piscando ou apontando o dedo no final desse texto dizendo como em um de seus conselhos: “Até a próxima pessoal!”.
0 comentários:
Postar um comentário