DORMIR É MUITO BOM! Uma ótima noite de sono é fundamental para recarregar as energias tanto físicas como biológicas. Mas milhões de pessoas no mundo tem problemas para dormir, sem aquelas 7 ou 8 horas de sono que precisamos todos os dias, o nosso corpo pode sofrer problemas fisiológicos e mentais.
Confira aqui 10 efeitos colaterais e o que acontece com o seu cérebro quando você não dorme, confira!
1- Alucinação
Ficar sem dormir faz com que o cérebro se canse e tenha dificuldades em interpretar estímulos como sons, luz, cheiros, etc.
2- Falsas memórias
Estudos mostram que pessoas são mais propícias a adquirir informações erradas depois de uma noite sem sono.
3 - Raiva
A parte do cérebro que processa emoções é afetada na falta do sono, podendo nos deixar mais agressivos.
4- Perda da memória
Estudiosos acreditam que o cérebro transcreve as memórias de curto prazo para que se tornem memórias de longo prazo, e isso só ocorre durante o sono. Então, sem sono, sem memórias.
5- Fala arrastada
A área do cérebro associada a fala é ativa em pessoas que tiveram uma boa noite de sono, mas fica inativo em pessoas que não dormem direito, dificultando a pronúncia.
6- Diminuição do tamanho do cérebro
Ainda não se sabe se algumas funções sofrem alterações significativas, mas a perda de sono causa encolhimento no cérebro.
7- Inteligência debilitada
A falta de sono também pode afetar processos cognitivos, como pensamentos e raciocínio. O cérebro diminui os níveis de atividade cognitiva para compensar a falta de ter dormido.
8- Dificuldade em decisões
As partes do cérebro que ajudam a controlar decisões e julgamentos ficam danificadas com a falta de sono. fazendo com que você não pondere suas decisões.
9- Danos cerebrais
Ficar sem dormir mata neurônios.
10- Diminuição de reflexos
Como uma pessoa alcoolizada, ficar sem dormir diminui a concentração e o reflexo, podendo assim ocasionar acidentes.
0 comentários:
Postar um comentário